Horóscopo – A farsa astrológica

Publicado: 30/11/2009 em Texto
Tags:, , ,
Astrologia

O homem sempre se interessou em saber o fututo, mas passar por cima do racional para alimentar uma fé de previsões é enganar-se e enganar os demais de sua espécie.

 A Astrologia é uma pseudo-ciência que divulga “vidências” e status de um grupo específico, determinado por datas de nascimento, no qual atribuem o nome de signos. A crença no poder da astrologia, mais especificamente o horóscopo, tem um poder de ilusão assustador e ao mesmo tempo pertubador.
Richard Dawkins também se interessou por esse assunto e em um de seus vídeos para a Discovery Channel mostrou o quanto a fé astrológica é falha. Escolhendo pessoas de signos diferentes, Dawkins entregou a cada uma dessas pessoas uma folha contendo previsões, porém a previsão era de signo diferente das respectivas pessoas. O resultado já era de se esperar, grande parte das pessoas (digamos, 8/12) afirmou que o relatado nos signos estava corretíssimo com a personalidade delas e que o futuro que os signos os reservava era o mesmo esperado por elas.

Mostrando, na prática, os erros do horóscopo:

Determinado em mostrar a farsa astrológica para algumas colegas que acreditavam nessas previsões, convidei pessoas aleatórias, as perguntei os seus signos e em seguida li descrições de signos diferentes do que a elas pertencem; novamente o efeito da enganação pessoal ressurgiu, as pessoas para as quais eu lia as previsões afirmaram que as características lidas pertenciam a elas. Com esse experimento coloquei cartas na mesa, mostrando que o referido no horóscopo são coisas comuns a qualquer pessoa, as vidências que lá demonstram são pequenos acidentes que qualquer pessoa está sujeito a sofrer, tudo isso em uma espécie de linguagem fria, enganando a todos aqueles que buscam nas revistinhas adolescentes ou até mesmo em jornais de grande prestígio um futuro pré-vivido.

A certeza do futuro sempre intrigou o homem, para ter uma resposta imediata do amanhã ele busca em meios, ditos místicos, respostas irracionais e sem comprovação. O pior de todo esse linho de mentiras voluntárias não é a enganação que as pessoas desatentas sofrem, mas sim o lugar que essas ideias estão ocupando, tomando o local de uma verdade universal e criando um universo para mentiras pessoais.

Saber que o futuro é uma caminhada de passos graduais é intensamente gratificante, estar precavido também o é, mas criar um ambiente de mentiras em que o alvo seja toda uma espécie é uma traição a boa vontade das pessoas e o preço de tudo isso é o regresso humano e científico.

About these ads
comentários
  1. Fagner disse:

    Eu acreditei em horoscopo durante anos,mas os meus olhos se abriram e hoje simplesmente,sou outra pessoa,livre destes estereotipos!

  2. Alpha disse:

    Signo é viadagem. Só serve para astrolgos viados venderem suas porcarias de revistinhas. Cheias de mentiras, fofocas, concelhos futeis e fotos de Luan Santana e Michel Teló.

  3. FALAR A VERDADE MESMO, ASTROLOGIA É PURO DEMONISMO disse:

    ISTO É DEMONISMOOO PURO, TANTO É QUE A BIBLIA CONDENA, ESTE É UM METODO QUE SATANAS USA PRA DESVIA AS PESSOAS, É TANTA MENTIA QUE JA TA SAINDO OUTRO SIGNO QUE VAI MUDA TUDO KKKKKKK QUE PALHAÇADA, SE FOR VERDADE ME DE OS NUMEROS DA LOTERIA SHUASHAS UNICA PREVISAO QUE ACREDITO É D TEMPO D CHUVA E OLHA LA KKKK

  4. Helson disse:

    O seu futuro muda completamente ao você lê seu horóscopo.
    Ou seja…
    Pessoas com pouca confiança em si mesmo, deveriam procurar outro tipo de ajuda, e
    não na maneira mais fácil e irracional.
    Ops… me referi a outra coisa.

  5. L. disse:

    Os trânsitos do Sol pelo chamado zodíaco é muito diferente daquele afirmado pelos astrólogos. O trânsito do Sol pela constelação do Escorpião é de apenas 7 dias. Os astrólogos “profissionais” sabem isso e mesmo assim insistem na mentira e no engano.

  6. grazy disse:

    Eu li todo o texto e repeito a opinião do autor, mas na astrologia o conhecimento é e deve ser pronfundo.. Não é apenas o signo solar que fala por nossa personalidade, desses de revistinhas que se compra mensalmente nas bancas de revistas. O que fala por nós mesmo, nossas emoções, atitudes, personalidade, tudo, é o nosso Mapa Astral, que é único e cada pessoa tem o seu. As pessoas podem ter o mesmo signo, mas ambas podem ter personalidade diferente.. basta olhar no Mapa Astral delas o porquê.

  7. bruna disse:

    concordo que tudo isso seja uma farça nem os anjos tem esse poder de saber o futuro
    o futuro é agente quem faz !!!

  8. Galileu disse:

    Muito bom, Walisson =)

    PS:eu sou o Spawn, caso vc não saiba hehehe

  9. Previsões astrológicas são muito “abrangentes” no sentido de generalizadas.

    p.s.: Sempre visito o Blog, um dos meu favoritos! Linkei ^^

  10. adriano disse:

    e o pior que ainda tem gente que acredita nisso.

    Pessoas como você tornam o mundo melhor :D

  11. Mateus disse:

    bobagem é acreditar que o conhecimento científico é sempre o correto, não é?

    e enganação por enganação, a ciência é quem melhor fez, e até hoje faz, esse papel. :)

    • Mateus,
      A ciência baseia-se no experimento científicos, em testes e mais testes antes de afirmar algo. Gostaria que você explicasse o porquê da ideia de achar que a ciência engana, quais são seus motivos?

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

    • Eric Johnn disse:

      Análise, dedução, experimento e comprovação. Resumidamente é nisso que a ciência se baseia.
      Interesso-me também por essa explicação: Por que a ciência engana?

    • Horóscopo é pra Amebas disse:

      Então leia o seu horóscopo, e não esqueça de pedir presente pro Papai Noel, criatura sem cérebro!!!

  12. Eric Johnn disse:

    O universo, imenso, é de uma beleza sem igual. Por que essas pessoas não se preocupam em estuda-lo e cooperar com a ciência no presente ao invés de corromper seu futuro progresso?

    • mario grez disse:

      uma outra maneira de entender se é uma farsa ou não….
      A Astrologia diz que o alinhamento dos astros na precisa hora/data em que uma pessoa nasce, pode de alguma maneira determinar a personalidade da mesma, o grande erro dessa teoria é que o mapa astral (que é a base de toda essa teoria) parte da premissa de que o universo é estático, mas ele esta em expansão, ou seja, os astros não estão sempre alinhados da mesma maneira, interrompendo esse padrão que a astrologia prega.
      Se vc considera a astrologia uma religião, eu respeito, mas considerar-la uma ciência é um insulto e falta de respeito

      • Obrigado pelo complemento, Mario Grez.
        De fato, há um erro evidente na astrologia por colocá-la como verdade baseada em um universo estático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s