Olha o ET…Ciência ou religião: Quem explica?

Publicado: 16/10/2009 em Texto

 

Você acredita em ETs? Então você acredita em milagres.

Você acredita em ET's? Então você acredita em milagres.

 Tenho dito aqui, no Ateu Ativo, que ateu é aquele que nega a existência de deuses, como o próprio nome sugere (a = prefixo de negação; theos-teu: deus ou deuses), atualmente esse conceito vem sendo mudado para negação do sobrenatural, o que não reflete necessariamente no sentido real da palavra. A questão aqui é: Será que o ateísmo pode se dar bem com a crença em extraterrestres?

  Tenho a impressão que muitos já deram boas gargalhadas com a idéia de ateísmo + ufologia (estudo de extraterrestres), mas há algo a se levar em conta, já que a ufologia está entre a ciência e a religião. Há investimentos milionários na pesquisa de formas de vida fora da Terra e investimento federal (aqui mesmo, no Brasil, há aplicação de dinheiro para pesquisas ufológicas, talvez não financiadas diretamente pelo governo, mas com consentimento do mesmo) para essa causa. Tudo isso para satisfazer a curiosidade humana e encontrar benefícios para todos (ou de alguns, pelo menos). Com uma breve pesquisa na internet você pode encontrar muitos dos desaparecidos – tanto pessoas quanto objetos e veículos – que motivaram alguns cientistas e historiadores a pesquisar sobre o sobrenatural espacial. Para poupar tempo ao leitor, transcrevo logo em seguida alguns desaparecimentos inexplicáveis que levantaram a curiosidade de muitos:

Você já viu um desses?

Você já viu um desses?

  • 1945, dezembro: Esquadrilha de aeronaves TBM Avengers (desapareceram: 14 pessoas);
  • 1945, dezembro: PBM Martin Marines (desapareceram: 13 pessoas);
  • 1947, julho: Um C-54 Douglas em rota das bermudas para Miami (desapareceram: 7 pessoas);
  • 1948, janeiro: BSAAC Tudos Airliner Star Tiger, próximo às bermudas. (desapareceram: 29 pessoas);
  • 1954, novembro: Super Constellation, em exercício da Marinha. (desapareceram: 42 pessoas);
  • 1963, agosto: Dois KC-135 Stratotankers desintegraram-se no Mar de Sargaços (desapareceram: 10 pessoas);
  • 1965, junho: Um C-119 “Flying Boxcar”; RM rota de Miami para Grand Turk (desapareceram 10 pessoas);
  • 1967, janeiro: Um Beecheraft Bonanza próximo a Key largo (desapareceram: 4 pessoas);
  • 1968, julho: Entre a Grande Bahama e West Palm Beach, um avião Cessna 180 (desapareceram: 2 pessoas);
  • 1969, fevereiro: Um Beechraft 95-c55, em rota de Miami para a Georgia (desapareceram: ignorado);
  • 1970, janeiro: Um Piper Comanche; entre Nassau e Opa Locka (desapareceram: 2 pessoas);
  • 1971, setembro: Um Phantom II F-4E; vôo de rotina (desapareceram:2 pessoas);
  • 1972, Um Super Constellation, entre Miami e Santo Domingo (desapareceram: 4 pessoas);

…(o número de desaparecimentos é muito longa, então eu “pulei” para alguns a partir de 1990 à 1999)

  • 1990, janeiro: Um Cessna 152; próximo a West Palm Beach, na Florida (desapareceram: 2 pessoas)
  • 1990, junho: Um Piper; entre Sebastian e Freeport (desapareceram: 4 pessoas)
  • 1991, outubro: Um Grumman Cougar; próximo ao golfo do México (desapareceram: 2 pessoas);
  • 1993, setembro: Cessna 152 (desapareceu O piloto)
  • 1994, setembro: Um Piper PA-23; sobre o mar do Caribbean (desapareceram: 5 pessoas)
  • 1996,maio: Um Aero Commander, na região do Caribe (desapareceram: 3 pessoas)
  • 1998, agosto: Um Piper PA-28 (desapareceram: 4 pessoas)
  • 1999, maio: Um Aero Commander; próximo a Nassau (desapareceu O piloto)
(fonte:Revista- O mistério do Triângulo das Bermudas, editora escala)
 

   Como puderam constatar a lista de desaparecidos, supostos abduzidos, é extensa e há muitas outras que você encontra facilmente pela internet. Sobre os acontecimentos “estranhos” a lista é muito maior, inicia-se desde a teoria de surgimento do mundo por criação de forças alienígenas, passando pelo Dilúvio, destruição de Sodoma e Gomorra, 1ª e 2ª guerra mundial, atentando ao World Trade Center e outros acontecimentos de pequena e grande divulgação, sem contar as supostas aparições dos nossos amiguinhos do espaço. Do ponto de vista da Ufologia temos muitas hipóteses e situações “concretas”. A seguir a questão religiosa.

 

  Diferente do que muitos pensam religião não é só adoração ao deus judaico-cristão, as denominações e ramificações religiosas são bastante extensas.

  Normalmente as religiões descartam a hipótese da existência de seres extraterrestres, enxergam nisso um absurdo, divulgando sempre que o Ser Humano é o centro do universo depois do Criador. As poucas ramificações religiosas que aderiram seres do espaço na suas correntes filosóficas são modernas e em sua maioria acreditam que estes seres tem ligação com o Divino ou com o Diabo.

  Para entender melhor a relação religiosa com seres extraterrestres irei apresentar uma ramificação religiosa denominada chamada da meia-noite (é importante lembrar aqui que o Cristianismo, Budismo, Islamismo, Confucionismo, Taiomismo, Islamismo e demais religiões mundialmente conhecidas não aceitam em sua concepção tradicional a idéia de seres complexos, denominados popularmente de ET’s, existirem):

 “A corrente “Chamada da Meia-Noite”é de índole protestante desligada de qualquer denominação do protestantismo. Fenômenos extraordinários (como OVNIs – objetos voadores não identificados) e os desvios doutrinários (seitas e correntes tidas como heterodoxas) são atribuídos aos anjos maus ou demônios. Essa mentalidade se traduz numa coleção de livros da autoria de John Ankerberg e John Weldon, que tratam da criação e evolução, OVNIs, Anjos, espíritos-Guias, Nova Era, Jesus o Messias, etc..

 (…) Para os dois autores, o fenômeno dos discos voadores é INEGÁVEL. J. Ankerberg e J. Weldon afirmam que não se trata de intervenções do além, nem de ilusões de óptica, mas de autênticos fenômenos provocados pelos demônios, para destruir a fé da bíblia e do sobrenatural (…).”

               (Revista - Conhecendo as religiões, maio de 2005)

   A questão da existência de seres extraterrestres é muito discutida, ainda mais quando esta se estende para o campo científico.

  O universo é gigantesco, temos muito a descobrir, mas pegar nossa ignorância e denominá-la deus ou fenômenos diabólicos não é algo racional a se fazer. Temos o método científico, e somente por este é que se pode chegar a uma verdade baseada na razão e na lógica. A ufologia não provou a existência de seres vivos complexos no espaço, porém este não tentou introduzir  as suas pesquisas como dogmas nas pessoas, diferente das religiões “UFOdogmáticas” que usam da ideia da existência do sobrenatural espacial como doutrina e como verdade pessoal.

  Ateismo e ufologia talvez possam se dar bem, mas enquanto esta não mostrar a verdade lógica, grande parte dos ateus ficaram no contra ou no muro nesse assunto, já que crer por crer é a maior forma de desperdício mental.

Anúncios
comentários
  1. Wandrey disse:

    Eu acredito em alienígenas e ligo eles ao teismo,o que ele acreditam serem “deus” são na verdade alienígenas tentando criar uma espécia de domínio sobre a nossa humanidade já que ñ foram capazes de extermina-la com a peste negra (que relatos antigos dizem que a doença foi traga por alienígenas),1º e 2º guerra,Hiroshima e Nagasaki entre outros acontecimentos com grande nº de mortes.
    Acredito também que a bíblia sagrada nada mais é que acontecimentos premeditados por eles (alienígenas)na tentativa de expor futuros acontecimentos como “No lugar dos 2 chifres nascerão 3 (é mais ou menos isso) se refere as Torres Gêmeas onde construiram ou estão construindo as Torres Trigêmeas e nessa bíblia eles se entitulam como “deus”,o todo poderoso,aquele que faz o impossível,o improvável,acredito que é assim que eles querem serem vistos por nós humanos.
    E antes de acreditar em “deus” seres pré-históricos desenhavam ovnis,alienígenas,abduções coisas que eles viam acontecerem.
    E para finalizar acredito também que,por exemplo,nós estamos no calendário cristão no ano 2011 com o tempo nós evoluimos em diversos fatores,tecnológico,medicinal,e em outros planetas acredito que alguns estejão no ano 6000,7000 e outros no ano 100,200.
    Gostaria de por outros relatos opinados por mim,porém iria ficar um texto enorme e acho que isso já é o suficiente.

  2. JP disse:

    Ufologia nada mais é que uma pseudociência, Carl Sagan em seu livro o mundo assombrado pelos demônios, desmentiu muitas mentiras ufologicas.

  3. Rafael Alencar disse:

    ufologia e ateismo é um tema muito intereçante, sou ateu
    mas penso que da mesma forma que nos adaptamos aqui, tambem pode haver a possibilidade de outros “seres” se adpaterem em outros planetas, galaxias.
    pois como sabemos existem milhoes de galaxias, estrelas , portais, coisas q nem ao menos imaginamos existir. Se nós nos adptamos aqui,porque outros nao poderiam se adpatar em outros lugares, etc.

  4. Gaby disse:

    Cara pra mim acreditar em E.T é a mesma coisa q acreditar em deus, é vc acreditar numa coisa q vc nunca viu
    ate a ciencia não confirmar de fato q existe vida em outros planetas e mostrar isso pro mundo e eu poder ver isso eu não creio em alienigenas nem disco voador nem nada parecido

  5. Não sou ateu, e sim agnóstica, mas não creio na existência de vida em outros planetas ou em qualquer baboseira sobre naves espaciais e abduções de pessoas. Enfim, o blog é muito bom. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s