O valor das dúvidas

Publicado: 20/10/2009 em Texto
Tags:, ,

 

Duvidar é preciso

Duvidar é preciso

A ciência cada vez mais se empenha para proporcionar conhecimento à humanidade. Graças a esse empenho hoje temos respostas que muitos de nossos ancestrais não tiveram em suas épocas.

  Acredita-se que uma, se não a maior, das conquistas do ser humano foi o domínio do fogo. Naquele grande momento, o homem descobriu que tinha um diferencial dos demais animais, o homem descobriu a racionalidade, junto com essa descoberta veio a responsabilidade de fazer bom uso do seu potencial. Os nossos ancestrais alegraram-se com o calor, a defesa e a luz que esse elemento proporcionava, saber o quanto aquilo era útil e necessário os fazia feliz. Junto  com o presente natural veio a dúvida: “O que realmente é isso? Onde surgiu? Do que é feito? Por que se acaba?”. Dessa forma um universo de dúvidas surgiu e aquilo que apenas era algo adquirido se tornou algo importante a ser discutido e compreendido.

Eis a grande descoberta da humanidade.

Eis a grande descoberta da humanidade.

  Teorias surgiram, idéias novas apareceram e a verdade se aproximava, mas infelizmente os nossos destemidos ancestrais não tiveram a oportunidade de saber que o foco de suas dúvidas é o resultado de uma combustão. Muitos morreram buscando uma verdade, não a encontraram, mas a dúvida e a argumentação desses “pré-cientistas” foram o impulso para a verdade hoje adquirida.

  Muitas dúvidas enchem a cabeça do homem moderno. É um misto de questões primordiais, como por exemplo: “Por que estamos aqui? Pra onde vamos?” ,juntamente com as novas dúvidas: “Qual é a cura do câncer? Qual será a futura potência econômica mundial?”. As perguntas sempre moveram o mundo e sempre moverão, as dúvidas motivam a humanidade a conhecer o desconhecido e por esta dúvida é que conseguimos cada vez mais uma vida melhor que as gerações anteriores.

  O conhecimento hoje adquirido, proporcionado pela ciência era invejada por muitas gerações anteriores a nossa. O questionamento deve existir, pois esta é a principal ferramenta para nosso conhecimento e somente por esta é que a verdade será alcançada.

Anúncios
comentários
  1. Taty Sputnik disse:

    As dúvidas são SUPER importante, desde que elas são respondidas.

    O maior erro dos cristãos hoje em dia é “questionar” Deus. Acha errado, herético, sem educação chegar e perguntar sobre todas as coisas de Deus. E Deus não tem nenhum mistério. E me dá raiva quando a gente faz uma pergunta e NINGUÉM sabe responder e vem o tal “é tudo um mistério”.

    Eu nunca fui atéia, mas sempre tive minhas dúvidas. Sempre os meus “por ques” deixaram qualquer cristão de cabelo em pé, porém até na Bíblia diz que quando tivermos dúvidas, é só perguntar ao Senhor que as respostas vem (Tiago 1:5). E, até hoje, só conheci duas igrejas que responderam TODAS as minhas perguntas: o espiritismo (que não me convenceu) e os mórmons (e nele sigo).

    É por isso amigo ateu que eu peço para tomar MUITO cuidado com as generalizações e quando tiver dúvidas, perguntem sim. Não é errado perguntar. Errado é ficar em dúvidas.

    Beijão!!!

    • Taty,
      As dúvidas são necessárias em qualquer cituação, independente se há alguém que possa responde-las ou não. Há inúmeras questões que ainda estão com suas pontas soltas,mas mesmo assim, a dúvida motiva estudiosos a pesquisarem sobre determinada situação e a pensarem sobre a dita circustância.
      Duvidar é importante, são as dúvidas que motivam as respostas. Sendo assim, as dúvidas são a base das respostas que hoje consideramos como verdade e as dúvidas impulsionam ainda hojea questões antigas, como por exemplo, a extinção K-T (ou K-PI).
      Perguntar é outra necessidade também. Ficar em dúvidas não é errado quando as respostas não nos parecem satisfatórias. Afinal, não é toda resposta que possui a verdade e o ceticismo existe para que tenhamos a interrogação sempre presente ao ouvirmos uma verdade pessoal, que não represente a questão universal por si.

  2. Júnior disse:

    Caro ateu, tu não gostou das evidências de Deus?
    .
    Gostaria de debater sobre a ciência então? Criação?

    Aguardo resposta.

    • Claro que sim, caro cristão.
      As evidências postadas no seu blog são insuficientes e repletas de falácias. Ficaria muito contente de debater sobre o assunto.
      O que tem a dizer sobre criacionismo?

      Abraços!

  3. lenin disse:

    é as duvidas são fodas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s