Por que estamos aqui?

Publicado: 26/11/2009 em Texto
Tags:, , ,

Por que estamos aqui?
Uma questão que sempre intrigou o homem desde a sua consciência da racionalidade até os tempos modernos é o motivo da nosssa existência. A grande pergunta filosófica: “Por que estamos aqui?” é uma dúvida que o evolucionismo responde graciosamente.
Religiosos já propuseram inúmeras teorias do porquê estamos na Terra, e entre todas elas destaco a ideia cristã. Para o cristianismo, surgimos através da criação de um deus e para este deus que estamos aqui. Para a crença cristã a vida na Terra é somente uma passagem, algo temporário, uma espécie de prova seletiva em que os adoradores e seguidores de Jesus Cristo irão assumir o trono junto a Javé. Para um cristão isso deve ser bem confortante, mas para um ser humano isso não é nada aceitável.
Somos biologicamente iguais, possuímos características comuns e assim como o resto do universo temos limitações naturais, na qual a chamamos de leis da natureza. Acreditar que alguns indivíduos tem um fim particular é uma ideia arrogante e egoista, além é claro de ser irracional. Temos uma obrigação assim como os demais animais, esta obrigação é mais bela do que adorar, obedecer e servir, essa obrigação se diz respeito a viver e a progredir a espécie de forma natural. Este é o motivo de nós, assim como os demais animais, estarmos aqui.
Felizmente, a evolução (proposta divulgada por Darwin) nos presenteou com uma característica especial e diferente dos demais animas. Acredita-se que quando ainda nos concentrávamos na África éramos presas fáceis para os demais predadores, presas que não possuiam até então uma defesa adequada. Porém, graças a uma evolução gradual, desenvolvemos o nosso cérebro e junto a este, a nossa capacidade de raciocínio. Daí então, passamos de presa e inofensivos predadores, para o animal de maior perigosidade na cadeia alimentar, possuindo assim o topo da mesma.
Graças a uma evolução gradual, hoje temos uma vida melhor que a dos nossos ancestrais.
Conseguimos, graças a uma evolução gradual, a driblar os nossos instintos básicos, evoluimos e hoje podemos nos considerar (apesar de algumas “falhas” de alguns membros de nossa espécie) a espécie mais avançada de todas que conhecemos. Uma espécie que aprendeu a criar, a raciocinar, a comunicar, a filosofar, a se adaptar facilmente, capacidades exclusivamente humanas. A tecnologia, a ciência e a educação nos proporcionaram estender a nossa expectativa de vida, conforto, compreensão, a criar leis de convívio e a entender que amiguinhos imaginários são coisas infantis (pena que nem todos aprenderam isso, hehe).
Graças a nossa capacidade de sociabilidade, hoje podemos interagir e nos comunicar com os demais da nossa espécie.
Viver é uma aventura bela e que como todo “BEM” tem um término. Sim, estou falando da nosso obrigação social, a morte. Estamos aqui para vivermos da melhor forma que pudermos e usufruir de uma felicidade que muitos não tiveram a oportunidade de ter. Saber que existir é um prestígio é o primeiro passo para entender o porquê de estarmos aqui.

Anúncios
comentários
  1. Concordo completamente. As pessoas utilizam da crença em algo superior para abdicar da responsabilidade que elas tem.
    É puro egoísmo pensar que somos superiores a outros seres, por termos sido “criados a imagem e semelhança”.

    Somos seres capazes de avaliar as consequencias de nossos atos, mas a maioria não é capaz de assumir isso.

  2. Leandro disse:

    Olha, o texto você criou/
    se você tiver criado
    vc tem uma formação de Ideias e Opiniões muito boa!

    Abraços

    • Sim, Leandro.
      Todo o conteúdo do blog que não conter créditos ou fonte embaixo do texto é de minha autoria (há alguns textos que possuem fontes para alguns trechos, mas estes possuem os créditos no próprio parágrafo). Acredito que entre as postagens do Ateu Ativo a única postagem que não é de minha autoria é um informativo sobre a decisão de proibição de cruscifixos na Itália, salvo este, todos os demais são escritos por mim.

      Obrigado pela visita, Leandro e Volte Sempre!

  3. Jean Leal disse:

    Mt bom o blog, continue assim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s