UNA-se a UNA!

Publicado: 27/11/2009 em Informativo
Tags:, ,
UNA-se a UNA!

UNA-se a UNA!

A UNA (União Nacional dos Ateus) é uma organização sem fins lucrativos e que cada dia se torna a casa de muitos ateus brasileiros. Esta postagem tem como objetivo informações básicas sobre esta grande organização.
Criada em 2008, a UNA possui canais de interação e informação em comunidades do orkut, blogs e um site, lançado recentemente. Tem atualmente mais de 2500 membros e simpatizantes. No blog são escritos textos e matérias relacionadas ao ateismo, humanismo e secularismo. No site, UNA Brasil, os ateus tem acesso a textos e informações relacionadas a organização, o site ainda em término é a promessa de um grande canal de interação dos membros da UNA. Atualmente, o canal central da UNA é a comunidade do orkut, isto devido maior proximidade dos associados e também por ser um meio de comunicação bastante usado por vários internautas.

Metas da UNA:
-Combater o preconceito contra ateus, agnósticos ou quaisquer outras designações ditas religiosas ou doutrinárias que a ela recorrerem;
-Garantir a manutenção da distinção entre Governo e instituições religiosas, de modo a resguardar a laicidade do Estado, seja ela na esfera federal, estadual, municipal, sendo executiva, legislativa ou judiciária;
-Desempenhar papel defensável ao Humanismo Secular, em detrimento a qualquer tentativa de imposição de doutrina ou religião a qualquer cidadão brasileiro que a ela recorra;
-Impugnar qualquer tipo de preconceito advindo de posições filosóficas, doutrinárias, religiosas ou raciais que possam corromper a índole ou moral social ou pessoal de qualquer cidadão que a ela recorra;
-Defender o direito de ateus e agnósticos em assumir ou admitir sua condição descrente diante de quaisquer representações ou manifestações, sejam elas pessoais, familiares, sociais ou culturais;
-Conscientizar os cidadãos brasileiros do respeito à pluralidade de crenças e não-crenças por meio de ações sociais, campanhas, ações judiciais, promoções e por quaisquer outros meios que considerar viáveis para a manutenção do Estado Laico.

Grandes personalidades da UNA:
Âsa: Uma grande mulher, adimirada por todos os membros da UNA, por seu carisma, inteligência e simpatia. Com uma série de vídeos e um blog bem estruturado, Âsa, mostra as suas ideias através da série “Uma ateia de bom humor” que já é um grande sucesso.
Vides Junior: Jornalista e escritor, Vides Junior, faz uma série de vídeos, denominado “Um ateu de mau humor”. Seu sucesso se deve a forma crítica como critica a fé cega e irracional e a clareza como divulga os seus ideais.
Marcelo Ronconi: Um dos diretores da instituição, Marcelo divulga o ateismo através de imagens em seu álbum no orkut e por trabalhos realizados dentro da organização.
Paulo: Responsável pela campanha de sua autoria, Frases de Camisetas, Paulo divulga o ateismo de uma forma ousada e bem humorada, mostrando as pessoas que, assim como religiões, o ateismo é digno de ser divulgado nas ruas.
Alex Ângelus: Dono da comunidade da UNA no orkut, Alex conta com uma equipe de moderadores para estruturar a comunidade do orkut.
Ghi: Responsável pela divulgação da UNA internacionalmente, além de criar vídeos, como Padri Ghi. Conhecido por seu trabalho na divulgação da UNA internacionalmente

O número de grandes personalidades na UNA é gigantesco e não haveria espaço para divulgar tantas pessoas ilustres por lá, entre elas destaco também pessoas que vejo dotadas de grande sabedoria, como: Suelysofia, Sávio, Yuri, Willian, Fábio, Leo Gerrard, Rafael Oliveira, Rafael Grando, Marcos Lima e muitos outros que já são ícones da organização.

Campanhas:
UNa – Mostre a sua cara: Campanha que busca a divulgação do ateismo através de vídeos divulgados pelo Youtube. Os videomarkers fazem suas próprias produções e divulgam para o grande mundo virtual.
Frases de camisetas: É um tópico na comunidade da UNA, no qual os membros criam frases ou divulgam algumas já existentes, assim feito o criador da campanha analisa e faz camisetas. Há sorteios periódicos das camisetas e o organizador (e dono) acata com todas as despesas.

As Campanhas já estabelecidas e com grande aceitação pelos membros da UNA são estas. Há muitos projetos a serem aprovados e estabelecidos, porém, a caminhada para essa manifestação requer tempo.

UNA-SE A UNA!
A UNA é uma organização que cresce cada vez mais, este sucesso se deve a participação dos membros da organização e ao trabalho mútuo. Sabemos que o preconceito é algo que só tem término quando o conhecimento substitui a ignorância, para isso a UNA convida você, ateu brasileiro, para se associar. Juntos, podemos abrir os olhos da ignorância e assim sendo, os nossos direitos serão respeitados.
UNA-se a UNA!

__________________________________________________________
Links:
*UNA – Comunidade no orkut
*Una – Site
*UNA – Blog no WordPress
*UNA – Twitter

Anúncios
comentários
  1. MOISES disse:

    DESCOBRIR ESE SITE FOI MARAVILHOSO.

  2. dvd copying disse:

    Terrific, that’ s exactly what I was seeking for! You just spared me alot of work

  3. Nuno Rosa disse:

    Inclusive, Charlie Chaplin não era ateu, era agnóstico, basta ler os últimos capítulos da autobiografia dele e constatar.

    Machado de Assis também não.

    Pablo Picasso era agnóstico.

    Sócrates JAMAIS foi ateu:

    Sócrates acredita na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo “conhece-te a ti mesmo”.

    ele foi acusado de heresia, não de ateísmo …

    • Seu comentário não tem conectividade com o texto. Esse texto é para informar sobre a UNA e não debater ateus famosos. Ah, NUNO, POR FAVOR, heim?! Charlie Chaplin era agnóstico? SEM COMENTÁRIOS, MEU CARO, sem comentários.

      “ele foi acusado de heresia, não de ateísmo ”
      Heresia é manifestação (ou não) de ideias contrárias ao que se é pregado em um grupo ou se é doutrinado. Tem certeza que o seu comentário ainda continua válido, sendo que no ponto de significado, HERESIA é uma pessoa de ideias contrárias ao de um dogma. Atualmente ateus são chamados de hereges, imagine naquela época?!

  4. Nuno Rosa disse:

    Uma instituição que defende ateus? poxa, eu sempre vi ateus (os que eu conheço) como pessoas esclarecidas com bons argumentos, e não como uma minoria que recebe tijoladas na rua …. por favor, que besteira.

    Unam-se tbm a UNGUETO (União Nacional dos Gordos Uber Entediados em Tratamento de Obesidade)

    é uma minoria que sofre bem mais discriminação que mocinhas ateias que precisam de carinho =P

    • O fato de ateus se unirem em prol da ajuda mútua não quer dizer que estes não sejam pessoas esclarecidas, Nuno Rosa. Como nós sabemos, nenhuma causa tem sucesso quando “lutada” de forma singular, é necessário uma coletividade para assim grandeis ideais sejam alcançados.
      Ateus sofrem frequentes ataques preconceituosos em diversos ambientes, isso se deve pelo medo que as pessoas tem com aqueles que não compartilham da mesma fé que elas. Um ateu sozinho pode ser perseguido, porém quando unidos esse problema é colocado como alvo de luta pela extinção.
      Não divulgo essa UNGUETO porque não a tenho conhecimento e além do mais este blog é para ateismo e “religiões”, não para problemas sociais devido ao sobrepeso.

      • Nuno Rosa disse:

        haouahoauhauohaouhauh

        eu criei a UNGUETO de forma sarcástica meu querido, é falsa, foi só uma maneira de dizer como minorias que decidem seguir uma filosofia de vida devem estar a par dos riscos que se correm por seguir a mesma.

        E sinceramente, vejo muito mais ateu chingando crente de ignorante do que crente dizendo que ateu é o filho do capeta O_O

        TODOS os ateus que eu conheço, TODOS tem muito mais preconceito com qualquer tipo de fé do que qualquer tipo de pessoa possa ter contra ele, por que, se um ateu passa a pregar a indiferença religiosa, então ele é um agnóstico, como eu.

      • Quem não entendeu o sarcasmo da réplica foi você.
        Não entendo como uma pessoa que se diz agnóstica aparenta ser tão contra o ateismo como você. Não sei porque, mas acho que você usa do agnosticismo para se auto-intitular uma pessoa intelectual. Espero que eu esteja enganado.

    • Åsa Heuser disse:

      Nuno Rosa
      Sei de gente que foi demitido por serem ateus. Sei de muitos adolescentes que se sentem extremamente pressionados por suas famílias a seguir a religião, a ponto de terem que esconder o que pensam, senão se arriscam a ser punidos.
      Temos também o acordo Brasil-Vaticano que pode resultar na obrigatoriedade do ensino religioso em escolas públicas, em um flagrante desrespeito ao princípio do Estado Laico. Tem muito mais, mas pode ter certeza que não é brincadeira se asumir ateu/atéia no Brasil.

      • Nuno Rosa disse:

        Foi demitido por ser ateu? processa oras, não é causa justa.

        Adolescentes que se sentem pressionados pela família? se uma pessoa não “aguenta” a pressão de se afirmar ateu pros seus familiares, quais os argumentos dele para a não-existência de deus? “deus não existe por que minha família não me apoia”? poxa cara …. ateus que se importam com pressão religiosa? isso não é ateu, é adolescente rebeldizinho xixi-nas-calças.

        O ensino religioso hoje em dia tem uma visão muito mais “filosofica” da fé do que pregar algo propriamente dito, quer resolver isso? não quer que seu filho aprende religião? vá a diretoria da escola e exiga dispensa do seu filho nessa aula, é direito de todos os pais fazer isso.

        Se assumir ateu é algo simples, basta ser uma pessoa esclarecida, por que, sendo esclarecido, você com toda certeza não vai ter medo da opinião pública.

      • Nuno Rosa,
        Existe algo que se chama necessidade social, todas as pessoas necessitam dela. Uma das consequências em assumir o ateismo no Brasil e a exclusão social, você certamente deve saber como é.
        Não existe isso de uma pessoa ser ateia pela sua coragem em assumir o ateismo publicamente. Uma pessoa é ateia quando não acredita em deuses e pronto, se ela se manifesta ou não é questão pessoal dela.
        Continuo achando estranho seu ponto contra o ateismo, já que você se diz agnóstico. Espero que não esteja neste barco procurando a prova da inexistência de deuses.

        BOM DIA!

  5. Paulo Waldir disse:

    Wallison valeu a gentileza do comentário!

    Não é nenhum ônibus, mas funciona!
    Quando tinha mais ou menos 16 anos ouvi pela 1ª vez alguém dizer: “deus não existe”. Agora que o 16 inverteu-se para 61, tento levar às ruas, visando principalmente os jovens, mensagens que possam dar-lhes também uma chance, antes que as “lavanderias da fé”, efetuem seu eficientíssimo e quase sempre irreversível trabalho em seus cérebros.
    Essa é a finalidade do Frases de Camisetas: Uma forma simples e barata de divulgar nossa mensagem, ao alcance de qualquer um.

  6. Suelysofia disse:

    Galileu, uma coisa que me irrita é as pessoas julgarem que sempre temos que nos fazer de “humildes”; o ranço cristão da humildade e da submisssão parece quase um gene, no humano ocidental. Qual o problema em expormos, mesmo que seja ínfima, a inteligência que tivermos para dividir e compartilhar? Quem dera nesse país as pessoas exibissem mais seus dotes de inteligência que as nádegas e peitos na mídia, no carnaval e no futebol?
    Não sou nenhum crânio, nenhum “gênio”, mas tenho orgulho em mostrar o pouco que sei, porque, antes de tudo, pode ser útil para todos.
    Não mostrar o que se sabe, não dividir e compartilhar, isso sim, deve ser alvo de críticas ferrenhas…

  7. Galileu disse:

    Eu não sou muito chegado nessa de U.N.A pois lá tem pessoas que sempre querem ser melhores do que as outras…Isso me irrita !
    Uma coisa que me irrita é uma pessoa se julgar inteligente !
    Mais a ideia de fazer uma “organização” é boa
    Só os membrs que não são tão bom !
    Odiei no dia que criticaram o CHAT (group) !
    só pq o Rodolfo tinha falado brincando que ia entrar no chat da Uol para zuar hehehehe
    E falram mau do chat por isso
    depois disso nem entro mais lá
    Nunca postei lá e nunca postarei…

    • Galileu,
      Como todos nós sabemos, as pessoas são repletas de falhas. Não é justo você ir contra uma organização pelo simples fato da reação de algumas pessoas membros desta. Sou do chat (group do MSN) da UNA (mesmo que ando um pouco ausente de lá) e considero lá uma espécie de anexo da organização. Bom, quando criticaram a ação do Rodolfo em querer ir para o chat da UOL “anarquizar”, eles estavam zelando pelo nome da organização e do ateismo, porque como você sabe, há muitas pessoas que nem ligam quando ateus fazem boas ações, mas quando fazem uma bola fora a chuva de pedras cai em cima.
      Não se irrite com a organização só por causa disso ou de algumas pessoas que, segundo você, se exaltam, temos o objetivo de quebrar o preconceito contra os ateus e você, como uma pessoa de senso crítico, fará muita falta.
      Pense bem, meu amigo.

      Abraço!

      • Luiz Ricardo disse:

        Galileu..
        Eu abri um tópico sobre o Chat da UNA, que na verdade não era da UNA..
        Abri o tópico criticando a atitude de alguns membros do chat ao incitarem a intolerância e o fanatismo religioso, primeiro iniciaram as conversas se dizendo ateus, mas que cultuavam o demônio, isso, no mínimo, é uma piada. Depois colocaram links para sites pornográficos (não estou sendo puritano, mas no Chat que se denominava “da UNA” isso não cabe aos fins da entidade) e por fim, um membro queria exercer humilhações públicas e incitar a violência psicológica, pedindo para que outros membros entrassem junto com ele em comunidades de crentes e os humilhassem. Na hora tentei mostrar o quão errada era essa atitude e perguntei se eles gostariam que chamassem as mães e pais deles de burros, imbecis, etc.. O rapaz não gostou, foi na comunidade e chamou os membros da UNA de idiotas, pois, utilizou a frase: “Sabem o que acho de associações de ateus? Idiotas”, logo todos os que fazem parte das mesmas são idiotas. Então, antes de defender saiba o que realmente aconteceu. E se acha engraçado humilhar pessoas, pense em como vc pode ser humilhado também!!!

      • Galileu disse:

        Ok ^^

    • Åsa Heuser disse:

      Galileu
      Você diz que não entrou mais na comunidade depois da polêmica sobre o chat. Pelo que lembro, isso já faz muito tempo. Como disse o Walison, como pode julgar todo um grupo pora causa de algumas atitudes isoladas? E como pode saber como está o andamento da comunidade e do grupo se não acompanha?
      Aparece lá.
      Abraço!

      • Galileu disse:

        Åsa Heuser

        Qualquer dia eu apareço por lá !
        Eu admito, me equivoquei !
        Mais fazer o que ? UASHUASH
        Eu fui precoce em falar mau da organização !

        Peço desculpas *-*

  8. Gustavo disse:

    o seu blog e muito interessante

  9. Não sabia da existência da UNA.

    Apoio completamente. Estou agora mesmo assistindo os videos ” Um ateu de mau humor”, ótimos e argumentos completamente bem pensados.

  10. É isso ai, tem mais é que divulgar a UNA para que ela continue crescendo =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s