Vida cristão X Vida ateista – Quem tem mais obstáculos?

Publicado: 28/11/2009 em Texto
Tags:, , , ,
Dificuldades

Qual vida possui mais obstáculos sociais - Vida cristã ou vida ateista?

O cristianismo ensina a seus adeptos que uma vida cristã é complicada e repleto de desafios, instrui também a seguir pelo caminho, que para eles é o único correto, da fé. Ensinam também aos adeptos que o caminho da dificuldade é o melhor caminho a se seguir, pois este é o correto para deus. Mas, afinal, quem enfrenta mais desafios por sua escolha filosófica (ou não)? O cristão ou o ateu?
Há mais de 40 anos fomos contemplados com a liberdade de expressão. Podemos acreditar no que quisermos e questionar o que nos parece duvidoso. Mesmo com tamanha liberdade, muitas escolhas são condenadas e mal vistas pela nossa sociedade, desde a orientação sexual até nas nossas correntes filosóficas. Uma ideia mal interpretada pela sociedade é sinal de muita dor de cabeça, condenação, perseguição, enxeção de saco e guerras pessoais pertinentes. Driblar os ataques e os olhares tortos de uma sociedade é uma caminhada sofrida e que as vezes parece não valer a pena, é aí então que vem o desânimo.
O Brasil é teoricamente laico, digo teoricamente porque na prática não o é. Grande parte da população brasileira é cristã, por este motivo religiões difentes e ideias contrárias ao cristianismo são deixadas de lado. Uma vida cristã é vista como uma vida santa, como a coisa correta a se fazer, quando um cristão falha, para a massa social mais ignorante, não é ele que errou, mas sim foi uma tentação ou opressão diabólica (satânica, luciferiana, ou quaisquer mais nomes que atribuem). Carregar cruscifixos e bíblia é sinal de total moralidade. “Testemunhar” que se tornou cristão é visto como um recomeço, e o passado da pessoa não importa mais, independente se ela era um serial killer, um psicopata estuprador ou um político corrupto. Assumir o cristianismo no Brasil é o mesmo que se pseudo-santificar. Mesmo com tantas “dificuldades invejáveis”, as instituições religiosas cristãs insistem em AFIRMAR que a vida religiosa é mal vista pelas pessoas de nossa sociedade.

Creio que você ficou impressionado com a “dificuldade” da vida cristã brasileira, agora veja como é a vida “fácil” do ateu brasileiro:

O Brasil é praticamente TEOCRÁTICO, digo praticamente porque de mentirinha ele se intitula laico. Ateus são minoria em nossa país, como é de se esperar o preconceito sobre esse grupo é assustador. Assumir o ateismo em nosso país é o mesmo que se exilar, isso porque o que as pessoas não conhecem elas temem e o que elas temem elas se afastam. Para a sociedade, ateus não amam; cristãos pensam assim porque para eles o único amor verdadeiro é o do deus judaico-cristão. Dificilmente ateus conseguem espaço na mídia para divulgar as suas ideias, isso porque as emissoras temem que a sua audiência caia, estas emissoras acreditam que o ateismo é o ponto de declínio de uma audiência (felizmente o Atheist Experience conseguiu fazer diferença). Não importa o quanto um ateu demonstre sabedoria, evidências científicas e possua credibilidade nos seus relatos, muitas pessoas irão dizer que o que não está escrito na bíblia não é verdadeiro. Muitos ateus já perderam o emprego quando seus patrões descobriram da ideologia de seus funcionários, para estes patrões ateus não são confiáveis. Há muitos outros obstáculos na vida de um ateu, indo desde problemas familiares constantes até uma vida social perseguida.

Os cristãos dizem que o caminho da uma vida fantasiosa é complicada e que a vida interpretada com naturalidade é fácil ser seguida em nossa sociedade. Educam as crianças a pensarem assim e desta forma criam um exército de crentes robóticos, alienados com a ideia de estarem sofrendo perseguições, ditas mundanas. Cristãos afirmam que suas vidas são difíceis, isso não acontece por ela realmente a ser, mas sim pela forma como eles adoram semear o próprio sofrimento.

Feliz

Ateus são felizes por amar a complexibilidade da natureza

Ateus são felizes por amar a complexibilidade da vida e por ver no natural uma resposta racional e convicente. Lutam pelos seus direitos e se emocionam quando outro indivíduo de sua espécie necessita de ajuda. Entendem perfeitamente que o sofrimento pode ser encarado de frente e não por sonhos ultrapassados, desta forma seus problemas são vistos verdadeiramente como aprendizado e não como obrigação mandada por um ser sobrenatural.

Felizmente, os ateus estão cada vez mais se unindo, detonando com o preconceito e mostrando ao mundo que a moralidade independe de fé, mas sim por um sentimento individual no qual chamamos de ética.

Anúncios
comentários
  1. Paula disse:

    Sou evangélica, mas apresento muitos pensamentos ateístas. Meu pais chegaram ao ponto de parar de falar comigo quando comentei isso. É triste perceber que apesar de termos a liberdade de expressão, ainda há pessoas irracionais e ignorantes, que não aceitam o ponto de vista dos outros.

  2. jessicka carolina da silva disse:

    nda ver pra mim e td viado rsrsrsrsrss

  3. Benedito Macedo disse:

    Sou cristão(católico) e acho que meu “mundinho” é vasto o bastante. Acho também que os ditos ateus são mais agressivos e preconceituosos que os não ateus.

  4. Elvio disse:

    num mundo atual de hipocrisia de hipocrisia e falsidade quem, e quem para falar de alguem?

    Quem crÊ em Deus não precisa de provas!!!

    Na biblia diz que tudo e possivel ao que crê, não ta falando ao que sente ou ao que vÊ!Marcos(9:23)
    e tbm diz q sem fé e impossivel agradar a Deus!Hebreus(11:6)
    A fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus!Romanos(10:17)
    e fora outros.
    E nesse texto percebi meio drma e o autor querendo dar uma de vitma!
    Na vida as pessoas sempre serão julgadas tantos ateus quanto cristão, então pare de querer bancar a vitima!!

  5. paulo disse:

    São um montão de doidos querendo ser donos da verdade

  6. nilson disse:

    Durante anos fui religioso por doutrinação (pais), hoje sou realista (ateu) por convicção. Quando adquirí suficiente cognição para ler a bíblia e tentar entende-la usando de muita imaginação, busquei também o contraditório lendo San Harris, Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Daniel Danet, Pat condell etc, e então formei a seguinte conclusão:

    A evolução trouxe ao animal humano o raciocinio e com isto o poder de subjugar os outros animais. E deste momento em diante o humano começou a se achar especial e então por tras de tal atributo teria que existir uma força maior que convencionou-se a chamar de Deus.

    Após a adoração de dezenas de Deuses ao longo da historia unificou-se a divindade, a um senhor lá no ceu com poderes de onisciência, onipresença, e onipotência. Montou-se um conto (Adão , Eva e uma cobra falante) para dar sentido ao imaginário do criativismo e por conseguinte a adoração de tal criador.

    Pois bem! Porque toda esta mecânica? Simples: Para um ser que se acha especial é impossivel encarar a realidade dos fatos, que nos mostram com provas cabáis e irrefutáveis , que o animal humano não passa de um aglomerado de moléculas bio degradáveis se virará petróleo e sua decomposição orgânica durará menos que um pacote plástico. Nossos filhos lembrarão de nós, nossos netos talves e dai por diante não haverá o diante. Ou você que está lendo sabe o nome do seu bisavo? Se sabe, saiba que é um em um milhão.

    Nossa importância diante do universo é a mesma de um cachorro ou uma minhoca. Por isso viva intensamente e de forma correta e não desperdiçe seu tempo ajoelhando-se, pois você terá apenas esta vida.

    Estre trinta milhões de espermatozóides apenas você conseguiu chegar ao óvulo de sua mãe e vingar. Matematicamente falando então! Existe mais seres que gostariam de estarem aqui do que grãos de areia no Saara. Não acha muita arrogância e pretensão querer ser eterno.

    • Obrigado por sua contribuição, Nilson.
      Não tive tempo de responder antes, porque não estou postando mais por aqui. Mesmo assim, fico grato por sua colaboração.
      Parabéns.

      Abraço!

    • Guilherme disse:

      O aTeu , se o homem vem do macaco então por que o homem continua evoluindo, e o macaco parou faz tempo, e outra coisa , voce está bem equivocado quanto a sua teoria , Outra coisa o que voce me explica de homem ser constituido mpor alma corpo eespirito , sendo que os outros seres viventes só tem alma e habita no corpo, os animais não conciencia, isto a capacidade de julgar seus prórios atos, os animais só tem planos imediatos que é o seguinte se eles estiverem sede eles vão saciar sua sede, se tiverem fome vão comer ao contrario do ser humano, que não se limita aos plano imediatos mas tambem traçam planos mediatos, ele pode traçar para quando ele quiser, por isso o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, Deus nós criou com os mesmas qualidades dele, Deus é o criador de tudo , po rque as sua invisiveis entem e claramente se vem nas coisas que estão criadas, para que ao homem fique imdesculpavel!!!! falou irmão jesus te ama

  7. Felipe disse:

    é por isso que eu sempre digo:

    “Graças a Deus eu sou ateu!” (ironia comigo mesmo)

    até +

  8. Sarah disse:

    Olha , a sua visão sobre o que os cristãos dizem ser esta um pouco deturpada.E nem todos que vão a igreja como vc disse ” levar uma bíblia, testemunhar” isso não demonstra qm ser um Cristão…e quando este peca fooi ele independente se o influenciaram, quem caiu foi ele, não se pode botar a culpa no diabo… acho melhor vc ver mais sobre essas coisas , quem disse que a vida cristã é mais dificil que a sua??? se alguem lhe disse isto é mentira!!!na bíblia diz:”na terra tereis aflições”…a unica coisa que acontece é que ser cristão virou um modismo, ser cristão não é ser um ator dentro da igreja e depois voltar a vida normal, é ser o mesmo dentro da igreja e fora, por de todo jeito( pra qm acredita)estamos diante da presença de Deus.

  9. chulapa disse:

    Não tenho fé suficiente para ser ateu.

  10. Ari Sant disse:

    o dia que todos os ateus do mundo se manifestarem…haverá uma grande surpresa…..o quanto somos!!!!!!!!!!

    os cães ladram…..a caravana passa!!!!

    não samos escravos de nada…e por isso somos felizes….livres….sem preconceito…independente….não tememos nada! vivemos nossa vida…..

  11. suellen disse:

    olha cada um com o seu cada um, agora acho isto tuo um enorme equívoco, respeitam? respeitam mesmo ? respeitam como /? não, pra vcs vcs respeitam agr uma pessoal veno de fora… se respeitasse mesmo falava apenas de si e do que crer e do que te convem n incluiria em sua listinha meilcre outros assuntos nos quais aponta e diz que n respeita. tudo tem seu lado bom e tudo tem seu la ruim. vc acha que n eiste hipocritas? hies aê um flano de milhare .,.. reflita rapaz.

    • Suellen,
      Não entendi quase nada que você digitou, o pouco que entendi não vi conectividade com o tema do meu texto. O texto “vida cristão X vida ateista – Quem tem mais obstáculos?” refere-se a forma como a sociedade trata ateus e cristãos, não a nenhuma ligação com ataques diretos aos cristãos. Em nenhum momento desrespeitei cristãos, não sei se notou, neste blog atacamos IDEIAS, jamais pessoas. Posso muito bem criticar a fé cristão (por exemplo), representantes qu se expõe ou uma coletiva de pessoas PÚBLICAS, mas NUNCA você verá aqui eu atacando pessoas pelo simples fato de terem escolhido o cristianismo com ofensas pessoais. Portanto, tome cuidado com seus comentários.
      Obrigado pela visita!

  12. icarostrela disse:

    Ótimo texto! Sou cristão, mas não consigo ver a religião como uma amarra. Não posso tomá-la como algo infalível ou absoluto. Respeito muito as outras religiões, e respeito também quem não as têm! Todos temos o direito de acreditarmos em algo, ou não.
    Acredito no “laicismo” do Brasil; perante a lei todos deveriam ser iguais, como cidadãos temos direitos e deveres e os fatos sociais impostos pelos sistemas deveriam, por isso, serem despidos. Não meço um homem pela sua opção sexual, religião, classe social, ideologia, meço-o pelo seu caráter, por aquilo que ele pode produzir de positivo para si mesmo e para os outros. Conheço péssimos cristãos, pessoas que não valem um centavo furado, que envergonham o Deus que acreditam com as suas posições auto-indugentes e alienadas, que apenas se apegam a ele por estúpida obrigação e medo. Isso não pode ser tomado como verdade! Tenho muito medo dessa alienação. O que não se pode perdoar no ser humano é a ignorância e a prepotência.

    Parabéns!

  13. Outro texto fantástico!

    “Ateus são felizes por amar a complexibilidade da vida e por ver no natural uma resposta racional e convicente. Lutam pelos seus direitos e se emocionam quando outro indivíduo de sua espécie necessita de ajuda. Entendem perfeitamente que o sofrimento pode ser encarado de frente e não por sonhos ultrapassados, desta forma seus problemas são vistos verdadeiramente como aprendizado e não como obrigação mandada por um ser sobrenatural.”

    Foi a aqui que você matou a pau!
    Não nos iludimos e achamos que somos obrigados a fazer algo, realmente pensamos e fazemos por acharmos correto.

    Me dói saber que algumas pessoas não tem a capacidade de enxergar além do mundinho imposto pela religião.

  14. Galileu disse:

    Up =)

  15. Conheço ateus q amam, ajudam o próximo, respeitam as diferentes formas de vida, muito mais do q pessoas ditas cristãs e religiosas, as pessoas confundem ateu como mau caratismo!!

  16. Anderson G. disse:

    É… vai de cada um neah…

    Eu sou cristão ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s